Como é a visão dos cães


Como é a visão dos cães.
Todos os cães são míopes e têm uma visão ruim à distância. Algumas raças, pela característica anatômica dos olhos e da órbita, podem ter um menor grau de miopia. Esta miopia pode explicar alguns ataques de cães a seus próprios donos à noite, quando o animal enxerga menos ainda e às vezes, pela direção do vento, pode não sentir o cheiro dos seus donos.
Portanto podemos dizer que os cães não enxergam melhor ou pior que nós, apenas o fazem de uma forma diferente.
Cães enxergam em preto e branco?
Não, estudos sugerem que esses animais possuem e utilizam a visão em cores, porém de maneira diferente dos humanos. Os cães possuem receptores específicos para a visão colorida, porém este número é muito pequeno comparado aos humanos, chegando a aproximadamente 10% da capacidade dos humanos em enxergar as cores.
Como eles veem as cores?
O modo como os cães veem as cores é algo ainda difícil de interpretar. Mas estudos comprovam que os cães possuem apenas dois tipos de células para diferenciar as cores, enquanto os humanos possuem três. O provável modo de ver as cores nos cães pode ser dividido em duas matizes: um variando entre o violeta e o azul e outro variando do amarelo-esverdeado ao amarelo e vermelho, além de terem ressaltadas as cores branca e cinza. Como as diversas cores são formadas com as combinações entre elas, a impossibilidade de diferenciação entre algumas delas faz com que os cães tenham dificuldade em distinguir entre o verde, amarelo-esverdeado, amarelo, laranja e o vermelho.

Como é a visão noturna deles?
Os cães possuem adaptações para melhorar a visão noturna, aumentando a performance em diversos ambientes, e consequentemente conseguem visualizar objetos no escuro muito melhor que os humanos. São capazes de enxergar em ambientes com pouca luminosidade, pois possuem pigmentos no fundo dos olhos que refletem e amplificam a luz até 130 vezes mais que os humanos, possuem pupilas maiores para maior entrada de luz e retina rica em células para a captação de luminosidade.

Ricardo Tamborini – Adestrador e Especialista em Comportamento Canino

Posted in Curiosidades and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , .

Gostou desse artigo? Deixe o seu comentário!

Deixe o seu comentário!