Como ensinar o comando fica ao seu cachorro – Comados básicos

Como ensinar o comando fica ao seu cachorro Nesta quinta parte da série comandos básicos de obediência vamos ensinar o comando ‘fica’. O comando ‘fica’ é um comando que deverá ser ensinado ao cachorro, somente após ele ter dominado os comandos sentar, vem, deita, dá a pata. Assim você irá ter mais facilidade que seu cão compreenda e assimile este comando.

O comando fica é muito importante para os cachorros que estão sendo treinados para obediência, apesar de algumas pessoas enxergarem o ‘fica’ como um comando desnecessário ou supérfluo. Você compreenderá na prática que não é bem assim. O comando ‘fica’ é de uma utilidade incrível após o cachorro tê-lo assimilado, pois quando pedimos ao cachorro que sente, ou deite por exemplo, esta é a forma mais eficaz de fazer o cão compreender que deve permanecer nessa posição até que lhe seja solicitado o contrário.

Treinar um cachorro para ficar pode ser difícil a princípio. De certa forma, vai contra tudo o que o seu cachorro está acostumado a fazer. Seu cachorro segue seus instintos primitivos de estar junto à sua matilha seguindo você. Sendo assim, com estas informações em mente, compreenda a importância do comando ‘fica’, e saiba que apesar de ser um comando muito simples, a evolução de aprendizagem deste comando pode vir muito lentamente.

Imagine que depois de ter treinado seu cachorro para obedecer ao comando ‘fica’, seu cachorro terá um comportamento muito mais maleável em qualquer situação, você poderá imaginar que será meio inútil, mas irá surpreender-se em muitas situações. O comando ‘fica’ é de grande ajuda para quando recebemos visitas em casa, ou se seu cachorro é muito curioso e gosta de ficar investigando tudo o que acontece na vizinhança.

É possível que você consiga bons resultados muito rapidamente ao ensinar ao seu cachorro o comando ‘fica’, cães possuem uma ótima resposta para aprender.

Como ensinar o comando fica ao seu cachorro.

Na quinta parte desta série de comandos básicos de obediência você acompanha o passo a passo para ensinar esse comando ao seu cachorro.

Dominar os comandos básicos de obediência é fundamental para que seu cachorro conviva e desfrute de uma vida com qualidade. Cães são animais sociais e o adestramento de obediência capacita seu cachorro à vida em sociedade. Os comandos básicos de obediência facilitam a manipulação do cachorro e melhoram a comunicação e a relação entre o cachorro e seu dono, além de promover uma comunicação entre vocês, traz segurança tanto para o cachorro como para as pessoas que convivem com ele.

Muitos proprietários de cachorros acabam ficando frustrados ao tentar ensinar aos seus cães os comandos básicos de obediência, pois muitos cachorros demonstram teimosia ao aprender, isso é bem mais comum com proprietários de primeira vigem. Tenha em mente que aprender a obedecer é tão fundamental na vida do cachorro como é fundamental aprender a falar para nós humanos. Portanto jamais puna seu cachorro se ele não estiver acertando um comando, isso fará que ele associe aprender a uma situação ruim. Se todas as tentativas que você fizer não tiverem resultando de forma positiva, não existe em pedir ajuda a um profissional. Jamais puna seu cão! O erro pode estar em detalhes que você não pode estar conseguindo perceber. Para educar um cachorro você irá dedicar muito tempo e paciência, mas o resultado é gratificante e você e seu peludo terão uma vida muito mais feliz.

Vou ensinar alguns passos que você deverá seguir para começar ensinando o cachorro o comando ‘fica’.

Se ainda assim você tiver dificuldades depois de seguir estes passos, você pode me consultar para que eu possa ensinar o cachorro, no entanto, acredito que você consiga um bom resultado ensinando o cachorro o comando ‘fica’.

Ok, então mãos à obra – uma boa dica para começar o treinamento do comando ‘fica’ é iniciar o adestramento de seu cachorro em um momento que ele esteja calmo em um ambiente familiar e livre de quaisquer distrações.

Como já falamos anteriormente, para ensinar esse comando você terá que ter um pouco mais de paciência, pois por natureza os cães gostam de se movimentar e preferem ficar próximo ao dono. Então, experimente iniciar esse treinamento colocando o seu cão na posição sentado ou deitado.

Assim que ele estiver na posição desejada (sentado ou deitado), pronuncie o comando “Fica” e comece a se distanciar aos poucos.

Faça um sinal com a mão espalmada enquanto você repete o comando “Fica”.

No início distancie-se repetindo verbalmente comando “Fica” e fazendo também o sinal com a mão, aguarde alguns segundos, volte e recompense o cão.

Com o tempo distancie-se cada vez mais, aumente o tempo de espera e mude o seu posicionamento em relação ao cão.

Enquanto o cão estiver no comando “Fica” elogie-o somente quando concluir o comando (quando você for até ele, ou quando você chama-lo).

Lembre-se: alguns cães são muito ansiosos e ficam agitados quando são elogiados.

Não esqueça! Nunca treine o seu cachorro por mais de 10 ou 15 minutos, pois como eles aprendem por repetição e por isso, se cansam muito rápido, ok?

 

Aproveitem as dicas e boa sorte !!!

Ricardo Tamborini – Adestrador e especialista em comportamento canino

Essa matéria foi produzida em parceria com o Blogdocachorro – www.blogdocachorro.com.br

Posted in Dicas de adestramento and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , .

Gostou desse artigo? Deixe o seu comentário!

Deixe o seu comentário!