Como ensinar o seu cão a dar a pata | Comandos básicos

Comandos Básicos – Dar a pata
Ensinar o seu cão a dar a pata é muito mais simples do que você imagina.
Primeiro coloque o seu cão na posição sentado para que ele fique mais confortável ao dar a pata. Muitas pessoas erram ao iniciar o treinamento com o cão em pé (na sua posição natural), pois nessa posição a maioria dos cães se sente desconfortável e inseguro ao levantar a pata e tocar a palma da sua mão.
Segure o petisco em uma das mãos e com a outra mão levante a patinha dele(a) e diga “Patinha” ou “Como vai”.
Segure a patinha dele(a) por 2 ou 3 segundos e recompense entregando o petisco.
Repita várias vezes para que ele comece a entender o comando e assimilar, dar a patinha com petiscos e elogios.
Assim que você perceber que o seu cão entendeu o exercício, vá aos poucos encostando a sua mão na pata dele(a) ao invés de levantar a pata.
Vá treinando devagar até chegar ao ponto em que você pede o comando “Patinha”, estica a sua mão com a palma para cima e naturalmente ela colocar a patinha em cima da sua mão.
Quando tiver certeza que ensinou direitinho o comando, você pode dificultar um pouco e deixar esse exercício mais interessante.
Com a palma da mão para cima, peça “dá a pata esquerda” ou “dá a pata direita”. Se ele der pata errada, diga “não” e toque na pata que você pediu para que assimile.

Aproveitem as dicas e boa sorte!!!

 

Ricardo Tamborini – Adestrador de cães e Especialista em Comportamento Canino

Posted in Dicas de adestramento and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , .

Gostou desse artigo? Deixe o seu comentário!

Deixe o seu comentário!