Lambedura excessiva: saiba os motivos e como acabar com isso – Ricardo Tamborini na Revista Meu Pet

Lambedura excessiva: saiba os motivos e como acabar com isso

 

A lambida excessiva soa como algo natural, muitas vezes, porque nos felinos essa é uma atitude comum, já que eles possuem o hábito como parte do processo de limpeza. Porém, em cães o ato de se lamber tem causas diversas, sendo as mais comuns o tédio, a falta de atividade física, a ansiedade e o estresse. “O tédio decorrente do estresse é a principal causa da compulsão em lamber principalmente as patas, mas as lambeduras ocorrem também na cauda ou nos genitais. Ainda existe a compulsão por falta de atividades ou mudança repentina do comportamento da família (dando pouca ou nenhuma atenção ao animal), assim como o confinamento, que também é um causador desse distúrbio”, ressalta Ricardo Tamborini, adestrador e especialista em comportamento canino.

Sendo assim, é necessário ter uma atenção especial e profunda em questões relacionadas às emoções dos animais. “As emoções caninas não podem ficar em segundo plano. São elas que antecedem os comportamentos, tanto bons como ruins”, avalia Renato Zaneti, zootecnista e especialista em comportamento animal. Por conta disso que é preciso oferecer uma rotina saudável aos cães, o que inclui passeios, aulas de adestramento, atividades de enriquecimento ambiental e socialização correta com outros peludos. E, em caso de mudança brusca na vida do cão, entenda que ele precisará de mais atenção. Lembre-se sempre de que um mascote que está ocupado, interagindo com os donos, brincando com os seus brinquedos prediletos, que faz um ou dois passeios diariamente e que recebe uma alimentação adequada dificilmente irá desenvolver a compulsão por lambedura. “É fundamental manter a saúde física e psicológica do animal para que não ocorra nenhum tipo de inconveniente”, acrescenta Tamborini.

 

Fontes consultadas: Renato Zaneti – Zootecnista e Ricardo Tamborini – Adestrador e Especialista em Comportamento Canino
Veja essa matéria no site da Revista Meu Pet – Clique aqui!

Posted in Matérias e entrevistas and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , .